A importância de contar com máximo desempenho no setor público

Qual a importância da tecnologia no setor público? Como atingir o máximo desempenho? Leia o artigo e descubra!

O cenário atual do setor público no Brasil é de total recuperação econômica. A procura por soluções para os desafios atuais é um serviço público de qualidade. Com a Covid-19, o ano de 2020 foi atípico para a maioria das empresas.

A situação deixou ainda mais claro a necessidade de avançar na digitalização dos serviços que são oferecidos para a população. Esse processo pode contribuir com a universalização do acesso a serviços básicos e essenciais, como saúde e educação. E, para isso, o direito à conexão entra no rol de direitos fundamentais da população brasileira. As ferramentas tecnológicas ajudam o estado a cumprir melhor as suas atribuições.

Cenário do Setor Público no Brasil

Um estudo realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) conclui que o Brasil tem um percentual de servidores públicos em relação à população empregada bem abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O número de servidores e os processos obsoletos, demandam um maior tempo para executar tarefas, que poderiam ser mais rápidas e eficientes com o apoio da tecnologia.

Como melhorar o desempenho no setor público?

Um dos principais desafios para uma gestão pública de qualidade no Brasil é a falta de foco em ações de emergência. Algumas repartições ainda têm problemas como a falta de ferramentas de qualidade para o desenvolvimento de um trabalho eficaz.

Infelizmente, ainda é comum encontrarmos órgãos que atuam com as tarefas diárias manuais. Por isso, é mais do que necessário e urgente, adquirir e intensificar o uso de aparelhos que sejam eficientes e que principalmente, ajudem na otimização do tempo.

Conheça 2 tópicos que fazem parte de um setor público eficiente.

Treinamentos da Equipe

Os desafios no setor público não estão apenas em não se ter as melhores tecnologias, mas também na falta de preparação para o manuseio delas. Um grande passo para termos bons profissionais e maior engajamento dos mesmos, seria um plano de treinamento e inserção dos trabalhadores deste setor na era digital, além de especificar e apontar as grandes vantagens para um trabalho mais ágil.

Um dos principais desafios da gestão pública no Brasil é fazer uma divisão correta do capital a fim de que ele atenda todos os âmbitos sociais (saúde, educação, segurança, dentre outras). Todo esse processo exige planejamento, já que a transformação digital entrega melhores soluções e serviços para esse setor.

Processos Digitalizados

Aos poucos, as administrações públicas vêm percebendo os ganhos de eficiência e redução de custos trazidos pela tecnologia. Aumentar o número de serviços online para o cidadão, tirando a necessidade de se fazer presencialmente em repartições públicas, é a escolha certa para uma facilidade, equilíbrio e interação entre setores públicos e cidadãos. 

Mas para isso, é fundamental entender que o cenário ainda sofre com estruturas defasadas ou pouco otimizadas. Uma mudança de manual para tecnológico será de extrema importância para a transformação da sociedade, que ficará mais interativa e participativa. 

Por isso, a digitalização é um passo importante na melhora do desempenho do setor público. O apoio tecnológico faz com que os gestores públicos tenham um melhor acompanhamento do comportamento dos usuários, antecipando qualquer problema e acompanhando em tempo real os históricos públicos.

Avanço do Setor de Tecnologia da Informação (TI)

Segundo uma nota publicada no site do Governo Federal, nos últimos meses de 2020 foram automatizados cerca de 800 serviços públicos de um total mapeado de mais de 3,6 mil. Isso representa uma economia anual de cerca de dois bilhões de reais e quase 150 milhões de horas de burocracia eliminadas.

Para conseguir modernizar o setor público, é preciso investir em equipamentos de T.I certos. Veja os principais pontos:

  • Proteção de Dados;
  • Mobilidade e Home Office;
  • Alto volume de Dados;
  • Suporte Técnico.

A cultura da inovação passa a ser destaque e o ambiente digital passa a fazer parte da cultura dos setores, fazendo-se presente em praticamente todos os fluxos de trabalho. 

O futuro do Setor Público

Se antes o analógico, mesmo em uma era completamente virtual, era padrão na vida da maioria dos setores públicos, após o decisivo ano de 2020, o novo normal entre cidadãos e governo já mostra que sem a tecnologia, o processo de otimização de tempo e os serviços de alta qualidade não existirão.

Com o período de isolamento social, a vida se tornou mais prática e dinâmica com o tecnológico. Dessa forma, nada melhor que aproveitar todo o processo de novo normal para através de novas soluções, preencher em cada pequena situação as lacunas desse distanciamento.

Essa transformação digital no governo é uma grande mudança cultural e de mindset. Um resultado transformador, que impacta positivamente a qualidade e eficiência nos serviços prestados. 

Quer superar os desafios de atender as demandas da população? Evite tecnologias de baixo desempenho e conheça as soluções Lenovo com até a 10ª geração dos processadores Intel Core™ vPro® para um setor público mais eficiente e seguro. Saiba mais aqui.

trocar equipamentos

Compartilhe

Faça parte da transformação
inteligente! Assine nossa
newsletter e receba conteúdos
ricos sobre tecnologia, inovação,
gestão e muito mais.