Ferramentas de comunicação para empresas: conheça as principais

Em tempos de home office, as ferramentas de comunicação se tornaram ainda mais importantes para manter equipes alinhadas e colaboradores engajados e motivados, mesmo a distância.

As empresas estão em home office.

O trabalho remoto se tornou o principal modelo de trabalho para 43% das empresas brasileiras, segundo pesquisa da Betania Tanure Associados (BTA), com representantes de 359 companhias.

Os profissionais são mais produtivos.

Outro estudo, esse da Pulses, uma startup de clima organizacional, mostrou que 78% dos profissionais brasileiros se sentem mais produtivos em home office.

Os funcionários estão confortáveis.

Quando falamos em qualidade de vida e bem-estar, o trabalho remoto também acaba se sobressaindo em relação ao trabalho presencial. 

Um levantamento da consultoria Global Line mostrou que 58% dos profissionais estão “muito confortáveis” com o home office, contra 36% de pessoas “confortáveis” e apenas 6% “desconfortáveis”.

O home office continuará crescendo.

Mesmo após o fim da pandemia, o home office no Brasil deve registrar um aumento de 30%, de acordo com análise da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Leia também: Home office: como escolher as tecnologias certas para a sua equipe

Apenas esses números já seriam suficientes para provar a importância das ferramentas de comunicação para as empresas, mas vamos além.

A importância das ferramentas de comunicação

Engana-se quem pensa que as ferramentas de comunicação são importantes apenas para médias e grandes empresas. A verdade é que elas são essenciais também para pequenos negócios.

As ferramentas de comunicação são cruciais para definir o planejamento, melhorar a organização, aumentar a produtividade bem como o alinhamento entre empresas e funcionários.

Uma empresa que faz uso das melhores ferramentas de comunicação se torna mais ágil e eficiente, e assim consegue gerar mais valor ao negócio.

Quando um colaborador consegue encontrar todas as informações que precisa de forma fácil e rápida, ele produz mais e traz um maior retorno financeiro ao negócio.

A colaboração é outro benefício para as empresas. Equipes integradas e engajadas alcançam melhores resultados, além de trabalharem mais felizes.

Além de tudo isso, uma comunicação empresarial bem feita aumenta a sensação de pertencimento dos funcionários, que se sentem realmente inseridos como parte importante da empresa,

Agora, sem mais delongas, vamos às ferramentas de comunicação que a sua empresa precisa conhecer para aplicar o quanto antes.

As principais ferramentas de comunicação para empresas

Conhecendo e aplicando recursos como esses que apresentaremos abaixo, você vai perceber que é tranquilamente possível fazer uma boa gestão do negócio com os funcionários em home office.

Plataformas de áudio e vídeo

Nem sempre um e-mail ou recado em aplicativo de mensagem é o bastante para tratar de assuntos que sejam mais complexos ou urgentes. Por isso, as plataformas de videoconferência são essenciais.

Existem no mercado diversas opções gratuitas para reuniões de áudio e vídeo. Essas plataformas aceitam um bom número de participantes e costumam oferecer chats para troca de mensagens.

Microsoft Teams, Zoom e Google Meet são algumas das principais opções.

E-mails corporativos

O e-mail corporativo costuma ser usado de forma profissional para assuntos internos importantes e contato com clientes. O seu bom uso passa pela responsabilidade de cada funcionário, no sentido de não clicar em links maliciosos, nem compartilhar informações sigilosas com usuários não autorizados.

Gmail, Outlook e Yahoo são algumas das principais opções.

E-mails newsletter

Os e-mails em forma de newsletter são utilizados para compartilhar novidades com os colaboradores. Novas contratações, novos clientes, aniversariantes e reconhecimentos por tempo de empresa são alguns dos temas que podem ser incluídos nesses e-mails.

Boletins informativos

Os boletins costumam ser compartilhados por e-mail e servem para o compartilhamento de informações, conteúdos e materiais informativos que agreguem conhecimento à equipe. Artigos e notícias relacionados ao segmento de atuação do negócio são alguns dos temas abordados.

Chats empresariais

O WhatsApp é sim o principal aplicativo de mensagens do mundo. Porém, para a comunicação empresarial, o ideal é não misturar assuntos particulares e profissionais, algo que pode tirar o foco e a concentração dos funcionários e consequentemente diminuir sua produtividade.

Discord, Slack e Yammer são algumas das principais opções.

Fóruns de discussão

Os fóruns são ferramentas de comunicação que incentivam a colaboração e a troca de experiências entre os colaboradores. Essas plataformas colaborativas permitem a criação e o compartilhamento de conteúdos para uma maior capacitação e conhecimento técnico das equipes.

Pulpo e Wiki são algumas das principais opções.

Redes sociais

As redes sociais também são ferramentas de comunicação importantes não apenas para fortalecer a marca e reforçar a presença do negócio no mercado, mas também para gerar engajamento entre os funcionários. Os posts podem valorizar os funcionários e assim aumentar a sua satisfação em fazer parte da empresa.

Instagram, Facebook e Twitter são as principais opções.

É isso! Chegamos ao fim deste artigo. Esperamos que o conteúdo tenha sido valioso para você e o seu negócio. Até a próxima!


Compartilhe

Faça parte da transformação
inteligente! Assine nossa
newsletter e receba conteúdos
ricos sobre tecnologia, inovação,
gestão e muito mais.