Gestão de fornecedores: Dicas para trocar de fornecedor sem impacta...
Mudar de fornecedor é uma grande decisão, por isso é importante considerar todas as suas opções para garantir que sua decisão ofereça o melhor resultado para seus negócios.
Como o responsável de uma empresa, você precisa trabalhar com fornecedores que podem lhe fornecer:
- os bens e serviços certos
- pelo preço certo
- dentro nos prazos certos.
Embora a preferência seja desenvolver um bom relacionamento com seus fornecedores e resolver disputas com fornecedores, haverá momentos no processo de gestão de fornecedores em que você decide que precisa mudar para uma empresa diferente.
No artigo de hoje você vai conferir 5 dicas sobre o que levar em consideração na hora de mudar de fornecedor sem que isso afete a sua produção atual.
Mas primeiro…
O que é um fornecedor e que tipos de fornecedores sua empresa usa?
Os fornecedores não fornecem apenas produtos e suprimentos físicos à sua empresa. Os fornecedores também podem se referir a outras empresas baseadas em serviços que você usa.
Aqui estão alguns outros exemplos de quem podem ser seus fornecedores:
- serviços bancários e financeiros
- fornecedores de hardwares (ex: notebooks e desktops) e softwares (ex: sistemas e programas)
- serviços de utilidade pública, como eletricidade ou gás
- fornecedores de propriedades, como empresas em que você aluga ou arrenda propriedades de
- serviços de internet e telefone
- produtos de seguros
- material de escritório
- outros itens que sua empresa precisa para poder negociar.
Como sei se preciso alterar os fornecedores da minha empresa?
Cada empresa é diferente e os motivos para a troca de fornecedores dependerão do tipo de empresa que você administra, do setor e da situação da empresa.
Aqui estão alguns motivos comuns na gestão de fornecedores que indicam que você pode precisar alterar:
- Você encontrou outro fornecedor com melhor relação custo / benefício;
- Você precisa reduzir seus gastos para aumentar os resultados da sua empresa;
- Sua empresa cresceu e você encontrou um fornecedor que pode atender melhor ao crescimento da sua empresa. Isso pode envolver a mudança para um fornecedor interestadual ou internacional;
- Seu fornecedor atual está fechando os negócios ou não está mais estocando os itens necessários;
- Seu contrato de fornecedor atual está expirando e você deseja verificar outros fornecedores;
Seja qual for o motivo, não se esqueça de analisar cuidadosamente sua decisão. Mudar de fornecedor significa ter que reconstruir a confiança e os relacionamentos, o que pode levar tempo e energia.
5 dicas sobre o que pensar na hora de mudar de fornecedor
Antes de mudar de fornecedor, veja 5 dicas de fatores que você deve considerar:
- Verifique seus contratos atuais antes de fazer qualquer coisa. Pode haver cláusulas que o impedem de alterar ou violar o contrato até o final do prazo do contrato. Certifique-se de estar ciente de quaisquer multas no seu contrato que possa ter que pagar se você decidir violar o contrato e alterar.
- Considere como a mudança de fornecedores afetará seus negócios como um todo e seus clientes. Por exemplo, se você mudar de fornecedor, ainda poderá manter as negociações no seu nível atual ou haverá um período de transição? Nesse caso, é importante considerar como você comunicará essa alteração aos seus clientes e funcionários.
- Verifique se você tem estoque suficiente disponível para manter sua negociação, se a troca não for tranquila como você esperava.
- Ao contratar o novo fornecedor, faça com que seu novo contrato ou serviço seja adequado para seus negócios. Verifique os prazos, custos e pesquise minuciosamente o potencial fornecedor antes de fazer a alteração.
- Ao adquirir novos produtos, lembre-se de que você é legalmente responsável pela segurança dos produtos.
Depois de levar essas dicas em consideração, lembre-se de que além dos óbvios problemas logísticos dos quais você deve estar ciente ao mudar de fornecedor, também deve ter certeza de que está ciente de quaisquer taxas associadas à troca.
Fazer uma alteração no seu fornecedor pode ter vários custos associados a:
- negociações contratuais
- alteração dos sistemas
- rescindir seu contrato atual
Pense bem antes da transição…
Se você já está com o seu fornecedor atual há algum tempo, é provável que ele esteja muito familiarizado com suas necessidades e com o tipo de negócio que você está administrando.
Se você teve problemas mínimos durante o curso de sua parceria, convém reconsiderar a alteração, especialmente se as economias financeiras forem mínimas. Nesses casos, tentar renegociar seu contrato atual pode ser uma maneira de economizar dinheiro e manter o status quo.
No entanto, se você estiver enfrentando problemas significativos com seu fornecedor, não deixe a ideia de mudança ficar entre você e uma situação melhor.
Manter as coisas como estão pode acabar lhe custando muito mais. Lembre-se de ter um plano forte e concreto em mente antes de fazer a transição, para que você possa tornar o processo o mais tranquilo e sem estresse possível.
Está passando por problemas com seu fornecedor atual ou quer saber mais sobre como a tecnologia da Lenovo pode garantir melhores resultados para sua empresa? Faça uma cotação no nosso site, ou entre em contato conosco pelo número 0800 536-6861.
