Atendimento ao Cliente: 3 dicas para prestadores de serviços

O consumidor mudou muito nos últimos anos. Seu negócio continua oferecendo o mesmo atendimento? Conheça 3 dicas de atendimento ao cliente que vão levar sua empresa mais longe.

Prestadores de serviços precisam lidar com clientes todos os dias, e a interação com eles irá definir se a empresa terá sucesso ou não nos negócios.

Segundo um estudo da Dimensional Research, 59% dos clientes nunca mais farão negócios com uma empresa com a qual tenham vivido uma experiência de atendimento negativa. Enquanto outra pesquisa realizada pela Bain & Company mostrou que, as empresas que se destacam na experiência do cliente aumentam as receitas 4-8% acima do mercado.

Os números comprovam a teoria de que o atendimento ao cliente impacta a empresa diretamente. Saiba como se destacar!

Qual importância do Atendimento ao Cliente?

Todos saem ganhando: um bom atendimento é fundamental para atender expectativas dos clientes, aumentar o engajamento do time e aumentar o faturamento do negócio.

O atendimento ao cliente pode acontecer em várias etapas do negócio. Ele deve ser estruturado para atender, desde chamados de suporte, dúvidas ou novas vendas até no bom relacionamento com prospects.

Independente do estágio, é preciso ser eficiente. Suponhamos que, uma empresa de prestação de serviços, receba várias interações em canais de atendimento de um Cliente X, os relatórios de interações podem ser decisivos para entender o estágio da jornada, dores e expectativas que precisam ser o foco da negociação no momento atual. Com essas informações, o atendimento será feito de forma muito mais assertiva!

3 dicas de Atendimento ao Cliente

Enquanto 80% das empresas acredita oferecer um “serviço de atendimento superior”, apenas 8% de seus consumidores concordam com essa perspectiva. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Lee Resources. A diferença de percepções entre consumidores e empresas, reforça a percepção de que ainda existe muito espaço para melhorias. Em qual estágio sua empresa se encontra?

Conheça 3 dicas para atrair, reter e fidelizar os clientes com um atendimento de qualidade.

Dica 1: Permita-se inovar

Não basta fazer o que sempre foi feito e aguardar resultados extraordinários. A inovação é uma grande aliada na hora de encontrar soluções para desafios que fazem parte das empresas. Muitas vezes, ela é deixada de lado pela ideia de que são complicadas ou demandam investimentos altíssimos. A realidade, é que a inovação precisa ser percebida como um investimento para não deixar a empresa obsoleta.

Um relatório da Zendesk mostrou que, 49% dos clientes normalmente resolvem seus problemas via email. A McKinsey também publicou que, 86% dos executivos de B2B preferem usar ferramentas de autoatendimento, em vez de conversar com um representante de vendas.

Se, no passado, os atendimentos eram realizados via telefone ou em visitas presenciais, hoje, o atendimento envolve processos cada vez mais inovadores e ágeis. Para ter uma estrutura bem sucedida, é importante estabelecer processos e ferramentas para que a equipe de atendimento consiga trabalhar com produtividade e objetivos claros. Como fazer isso?

  1. Recursos tecnológicos adequados: avalie o cenário em que você se encontra e pesquise as melhores ferramentas para aplicar a inovação no negócio;
  2. Adaptabilidade: esteja preparado para alterar os processos que foram definidos, o mundo está cada vez mais dinâmico;
  3. Cultura de inovação: todos envolvidos na empresa precisam estar cientes da importância de implementar ou inovar, independente dos segmentos de atuação.

Dica 2: Foco nos Dados

Precisa tomar uma decisão ou aplicar uma melhoria? É hora de utilizar os dados a seu favor. Você sabe o que seus clientes esperam dos seus serviços? Qual o nível de satisfação após um atendimento? Ter números confiáveis possibilita que decisões assertivas sejam tomadas! 

Para um atendimento ao cliente focado em dados, você precisa levar em consideração um ponto super importante e pouco comentado:

  • Equipamentos Seguros: com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Nº 13.709), a segurança de dados se tornou um assunto ainda mais sério. Hoje, empresas precisam estar em conformidade com as exigências e, operar com máquinas seguras evita possíveis penalizações e imprevistos legais.

Não basta coletar dados e utilizá-los para melhorar os processos, é preciso tratá-los com responsabilidade, seguindo normas e boas práticas. Seguindo essa premissa, as informações farão muita diferença em negociações e vendas. 

Dica 3: Mais que atendimento, suporte.

Quando falamos em atendimento, muitos prestadores de serviços imaginam que já o fazem. Mas, qual o suporte você está oferecendo para quem já comprou de você? É um fator decisivo para o sucesso comercial.

Quando uma empresa fecha contratos com uma empresa, ela procura mais que um fornecedor, é preciso ser parceiro.

  • Suporte Eficiente: o consumidor tende a confiar em empresas que oferecem um suporte rápido e simplificado. Não basta focar no aumento de contratos fechados, você precisa avaliar como estão os índices de satisfação de quem já comprou de você para fidelizar clientes.

Para um suporte eficiente, é preciso definir, de forma objetiva, quais processos de atendimento ao cliente fazem parte da empresa. Os colaboradores e gestores precisam trabalhar com um padrão bem definido, buscando sempre atingir a excelência do nível de atendimento. 

Agora que você conheceu as 3 dicas, comece uma movimentação para atender os clientes com agilidade e eficiência. Para isso, seu negócio precisa de máquinas com máximo desempenho. Quer saber mais? Fale com um consultor Lenovo e descubra todas possibilidades para oferecer um atendimento ao cliente nota 10.

preço não é tudo varejo

Compartilhe

Faça parte da transformação
inteligente! Assine nossa
newsletter e receba conteúdos
ricos sobre tecnologia, inovação,
gestão e muito mais.